Plus500

sexta-feira, 6 de junho de 2008

O Princípio da Confirmação da Teoria de Dow

m dos princípios mais ignorados da Teoria de Dow, principalmente pelos iniciantes, é o Princípio da Confirmação.

O princípio é o seguinte:

A tendência deve ser confirmada pelo menos por dois índices de composições distintas.

Quando a Teoria de Dow foi codificada havia dois índices importantes.

A saber:

  • O índice das Ferrovias: 20 ações das empresas desse setor
  • O índice Industrial: com ativos de 30 indústrias

Logo, um investidor experiente e esperto daquela época não ficaria tão eufórico com o índice industrial - que tivessa acabado de romper uma importante resistência -, se algo semelhante não tivesse acontecido no índice ferroviário.

Sabe aquele lance do Salsicha de do Scoobidoo? “Se você não tiver medo eu também não tenho”. Pois é. É parecido. Se os dois índices que você comparar não tiverem ido juntos, desconfie.

Imagine uma situação em que o Ibovespa vem em uma congestão oscilando em uma faixa de 70 mil e 75 mil pontos há algumas semanas. Finalmente, uma quarta-feira qualquer ele extrapola os 75 mil pontos que vinham servindo de resistência.

Isso pode indicar a retomada da tendência de alta, certo?

Certo. Certíssimo.

Mas vamos dar uma olhada em outro índice similar, mas de composição um pouco diferente, como por exemplo o IBrX - Índice Brasil. E ele, apesar de vir apresentando também uma congestão nas últimas semanas, não rompe a sua resistência. É uma situação em que vale a pena desconfiar. O rompimento do outro índice pode ter sido um alarme falso.

Com as ações, você pode fazer a mesma coisa. Se não estiver bem certo do comportamento da VALE5, pode dar uma olhadinha na VALE3, para ver se determinado comportamento do preço se confirma. Você sempre pode comparar o movimento de ações preferencias com as ordinárias de uma mesma empresa.

Um investidor iniciante na bolsa de valores

Nenhum comentário: