Plus500

sábado, 21 de junho de 2008

PIBB11 - Análise

Atendendo ao pedido da leitora Cristina Fonseca, vou analisar o desempenho do papel PIBB11.

Para quem não sabe, esse papel representa quotas do fundo PIBB Fundo de Índice Brasil - 50 - Brasil Tracker, o primeiro fundo de investimento em índice de mercado. O PIBB Fundo de Índice Brasil - 50 - Brasil Tracker - é um fundo de investimento constituído sob a forma de condomínio aberto e destina-se à aplicação em carteira de títulos e valores mobiliários que visa a buscar resultados semelhantes à performance do IBrX 50. Mais detalhes, www.pibb.com.br .

Em poucas palavras, ao comprar o PIBB11, você está automaticamente diversificando a sua carteira.

O primeiro lançamento dos papeis ocorreu em 2004. Desde então, conforme podemos observar no gráfico semanal, o papel vem apresentando uma forte valorização. Assim como ocorreu com o Ibovespa. Aliás, para aqules que querem comprar o índice da bolsa de São Paulo, mas não tem familiaridade com as operações no mercado futuro (BMF), o PIBB11 surge como uma alternativa excelente. Afinal de contas, o IBrX 50 e o Ibov, possuem uma forte correlação.

PIBB11

PIBB112

PIBB11 - Gráf. Semanal

PIBB11 - Gráf. Diário

No gráfico semanal percebemos como o PIBB11 vem respeitando um canal de alta em escala logartímica desde a sua criação. Inclusive diria que atualmente além de testar o antigo topo histórico está bem próximo da banda inferior do canal. Um setup interessante.

O gráfico diário, nos permite traçar como objetivo, caso a tendência de alta não seja perdida, o patamar dos 120 reais. Vale lembrar, que infelizmente a líquidez do papel deixa a desejar. Isso ocasiona muitas vezes um spread muito alto entra as ofertas de compra e venda.

Por outro lado, se o horizonte de investimento for de longo prazo, o PIBB11 se enquadra perfeitamente. Lembrando é claro, que por representar um "pacote" de ativos, o PIBB11 não paga dividendos. O que pode se tornar um impencilho para aqueles que gostam de uma remuneração extra além da valorização do ativo.

Sugiro a leitura do artigo escrito, a algum tempo aqui no blog, sobre a incidência do imposto de renda nas operações com o PIBB11 ( Atenção investidores do PIBB11 ) . Depois de alguma confusão, e graças a ajuda dos leitores do blog, conclui que o PIBB11 é tratado pela receita como um ativo comum e não como um fundo de ações.

CHR Investor

Nenhum comentário: