Plus500

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Rumores e a Zoologia da Manipulação Financeira

Ataques de ursos, touros em manada, abocanhadas de leão, tubarões famintos, sardinhas distraídas, e tudo isso incluindo festa de micos administradas com alguma papagaíce, não, não estou me referindo a algum grande zoológico, selva africana ou um surrealista oceano, isto é exatamente o que qualquer um pode observar em alguns fóruns e salas de bate papo sobre investimentos, uma verdadeira fauna que invade diariamente a Bolsa de Valores.

Fóruns e salas de bate-papo online são laboratórios naturais para observação de ilusões e distorções, embora sua psicologia seja, quase sempre, mais cruamente grotesca do que sutilmente insidiosa. Quando alguém está fascinado por alguma ação, passa muitas horas desanimadoras, enfadonhas e envolventes esquadrinhando compulsivamente os vários grupos de discussão. Basta uma rápida visita a esses sites para concluir que muitas vezes uma denominação mais adequada para eles seria salas de lengalenga.

Quando alguém se apresenta sob um nome de tela, ele (acho que o pronome masculino é quase sempre mais adequado, escondido muitas vezes sob um pseudônimo feminino com o intuito de atrair alguma atenção) geralmente abre mão da gramática, da ortografia e das normas mais convencionais do discurso educado.

Outras pessoas tornam-se imbecis, idiotas e daí para pior. As referências dos participantes a determinada ação, se alguém estiver operando a descoberto (vendendo ações que não tem, na esperança de que possa comprá-las mais tarde, quando o preço cair), comprometem a própria capacidade de decodificar alusões escatológicas e acrônimos.

Alguns dos freqüentadores regulares parecem possuir bons conhecimentos. Muitos são seguidores de teorias conspiratórias exóticas, e ainda mais numerosos são os que não têm noção de nada, perguntando, por exemplo, por que “sempre colocam aquela barra entre o P e o L em P/L e o que significam essas letras.”

Ouvir conselhos de uma amostra de participantes tão absurdamente tendenciosa é, sem dúvida, uma atitude tola - mas o verdadeiro apelo desses sites é semelhante ao de ouvir fofocas sobre alguém em que se esteja interessado. É provável que tudo seja falso, distorcido ou exagerado, mas ainda exerce certo fascínio, não posso negar que participo de alguns e por vezes emito alguns comentários, e quantos aqui não participam ?

No próximo artigo, comentarei sobre as manipulações de ações de 2 e 3a. linha em alguns fóruns, não deixe de conferir.

Investmetria

Nenhum comentário: