Plus500

terça-feira, 17 de junho de 2008

Um pouco sobre a Alemanha

Num mundo onde “crise” vinha sendo a palavra mais dita pelos especialistas, era de se esperar que os maiores países do mundo, isto é, os mais ricos ou abertos economicamente, sofressem com esta. Tendo em vista que os países tornam-se mais vulneráveis a crises externas, tudo o mais constante, quanto mais aberto seu mercado for.

Medimos o tamanho da abertura do país de diversas formas, a mais usual, e que eu considero mais adequada e simples, é somar os valores das exportações e importações e dividir pelo Produto Interno. Com isso sabemos que o país é grande quando esse índice for suficientemente alto.

A Alemanha, segundo dados da Organização Mundial do Comércio, exporta U$ 1.327 Bilhões em bens (não incluí serviços), se situando em primeiro lugar no ranking dos exportadores (representando quase 10% do total exportado no mundo todo). Já no ranking de importações de bens, o país é o segundo colocado, atrás apenas dos Estados Unidos, chegando a U$ 1.079 Bilhões. Logo, não preciso ir adiante, pois ninguém tem dúvida de que falo de um país grande.

Com essa crise rondando os Estados Unidos, esperava-se um arrefecimento global da Economia. E de fato, segundo o relatório do Fundo Monetário Internacional, as expectativas de crescimento mundial diminuíram. Mas a economia alemã continua crescendo. O cálculo do PIB indica um crescimento de 1,5% da produção no primeiro trimestre de 2008 em relação ao quarto trimestre de 2007 (quando obteve um crescimento de 0,3% em relação ao trimestre anterior). Como podemos ver no gráfico abaixo, a bolsa de Frankfurt, desde o início da crise no início do segundo semestre de 2007, até janeiro permaneceu estável, ignorando o que estava se passando no mundo todo. Em janeiro, quando as tensões aumentaram e vimos um desempenho muito ruim das mais importantes bolsas de valores do mundo todo, o DAX não foi capaz de se sustentar sozinho, sofrendo perdas substanciais, que até hoje não foram recuperadas ainda, embora a partir de março já venha se desenhando uma boa recuperação do índice.

Índice DAX – Bolsa de Frankfurt
Fonte: Yahoo Finance

Continua em Rabiscos Econômicos

Nenhum comentário: