Plus500

terça-feira, 10 de junho de 2008

Vale - Apenas boatos ?

As ações da Vale mais uma vez se apresentam como destaque negativo no pregão de hoje. A VALE5 cai até o momento 3,45%, cotada a 48,95 reais.

Boatos sobre uma possivel aquisição da norte-americana Freeport-McMoran se apresentam como o principal motivo para esta desvalorização. Com a compra, a Vale estaria diversificando ainda mais a sua área de atuação, se inserindo em setores como o de cobre, prata e ouro. Por outro lado, o mercado teme que esta aquisição afetaria o endividamento da empresa.

Coincidência ou não, a empresa informou que a diretoria executiva aprovou, no dia 26 de maio de 2008, o encaminhamento ao Conselho de Administração, de proposta de realização de uma oferta pública primária de ações ordinárias e preferenciais classe A (PNA), com valor máximo de US$ 15 bilhões, incluindo oferta inicial e exercício da opção de lote suplementar.

Mesmo parecendo que uma coisa está ligada com a outra, a companhia fez questão de desmentir os rumores e declarou no comunicado: "A Vale informa, ainda, que no momento não mantém negociações para realização de aquisições estratégicas ".

Vamos acompanhar.

Graficamente a VALE5 apresenta até o momento a quinta semana seguida de baixa. Desde fevereiro/março de 2005 isso não ocorre.

No gráfico diário, a briga hoje se encontra na perda ou não do gap por volta dos 48,50. Olhando para o IFR de 14 períodos, atualmente o ativo parece estar próximo de uma zona ou onde costumeiramente realiza um fundo.

CHR Investor

Nenhum comentário: