Plus500

sexta-feira, 4 de julho de 2008

A "arapuca"

Apesar de todas as evidências que o passado nos propícia, ainda é possível encontrar muita gente no mercado que não acredita ou não valoriza de forma correta a importância dos estrangeiros na bolsa brasileira. Diante disso, resolvi escrever este artigo, onde fica evidenciada a " arapuca " que nossos queridos investidores internacionais armaram recentemente aqui na Bovespa.

Incialmente trago para vocês 3 gráficos:

IBOV

fluxo

fluxosaldo

Ibov - Diário

Fluxo Bovespa

Fluxo - Saldo Mensal

O primeiro é o do Ibovespa diário, onde sinalizei alguns eventos: o dia dos dois investment grades, o dia em que os estrangeiros começaram a injetar dinheiro na bolsa e o dia que bateram em retirada.

O segundo gráfico é do fluxo dos investidores na Bovespa. A linha azul evidencia o movimento dos gringos e confirma o exposto no gráfico do Ibov.

No terceiro gráfico, eu apresento o fechamento mensal do saldo dos estrangeiros na nossa bolsa. Incluindo já, o surpreendente saldo do mês de Junho (-R$7,4 bilhões !).

Fica bastante claro, conforme eu já havia mencionado no vídeo semanal deste sábado, que a alta de mais de 25%, iniciada em meados de Março e concluída em meados de Maio, foi graças quase que exclusivamente aos estrangeiros. E que agora, após o anúncio do segundo investment grade, os gringos começaram a grande liquidação de ativos brasileiros.

Agora vejamos o mês de Abril em especial. Conforme podemos observar no fechamento mensal, os estrangeiros chegaram no final do mês com um saldo acima de R$6 bilhões. Lembro bem, que na época escrevi um artigo intitulado "Eles voltaram !", onde mostrava minha surpresa com o saldo elevadíssimo. Comentei inclusive, que um movimento de tamanha magnitude era inédito para mim, desde quando comecei o estudo dos fluxos da Bovespa.


Continua em:

CHR Investor

Nenhum comentário: