Plus500

quarta-feira, 2 de julho de 2008

CORRETAGEM PESA NOS INVESTIMENTOS?

Se você for um pequeno investidor, é bom levá-la em consideração. Já falamos algumas vezes sobre esse assunto e citamos outras fontes que também falam, mas acompanhei o início dos investimentos em ações de um amigo meu a alguns dias atrás e verifiquei o quanto a corretagem pesa.

Encontrei-o 15 dias após ter começado a investir. Ele decidira investir 10 mil reais em ações. Após fazer um bom curso de análise técnica e escolher uma corretora com taxa de corretagem fixa (R$ 15,99), começou sua peregrinação pelo mundo das ações.

Como todo bom iniciante, cometeu os erros padrões: entrou tarde demais em algumas empresas, saiu cedo demais em outras, comprou algumas por ansiedade, mesmo quando seu método de análise dizia para não comprar. Somado a isso tudo, o mal momento pelo qual a bolsa passa. Resultado até então: perdera mais de 800 reais, ou 8% do seu montante.

Apesar de ser um número assustador para alguns, se você considerar isso como um investimento para o aprendizado colocando a mão na massa, pode não ser tão alto para outros. Mas o que mais me impressionou foram os gastos com corretagem. Como nesse período ele havia feito 20 negociações, gastara quase 320 reais em corretagem! Ou seja: 40% de todo seu prejuízo havia sido com taxas.

Minhas conclusões: investir em ações continua sendo um negócio muito bom e realmente não precisa ter muito dinheiro para fazê-lo. Mas é óbvio que quanto mais dinheiro você tiver, a taxa de corretagem é pulverizada, visto que ela é fixa. Assim, se você comprar um lote qualquer por 1600 reais, já estará "perdendo" 2%, pois já gastou 16 reais na compra e gastará outros 16 reais na venda. O jogo é pesado, mas o resultado compensa.

Quero Ficar Rico

Nenhum comentário: