Plus500

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Fact On Indicators - part I

"O índice teve um rápido repique inicial, logo desfeito por pressão vendedora, como ontem e até o final do pregão. Os indicadores recuaram menos outra vez, mantendo uma divergência altista, um dado a mais para sinalizar que um forte repique anda por perto."

(Trecho de uma newsletter de conhecido analista de mercado)
_____________________________________

Às vezes me passa pela cabeça que nenhum dos chamados analistas técnicos com alguma projeção na mídia de Pindorama consegue retornos razoáveis utilizando a technical analysis em suas operações. A quantidade de falsas concepções sobre essa ferramenta é tremenda.

Se indicadores de momentum derivam basicamente dos preços como é possível que aqueles antecipem a direção destes? Divergências consistem em movimentos antagônicos entre a direção dos preços e a dos indicadores/osciladores. O que isso quer dizer? Uma diminuição momentânea na velocidade de mudança dos preços. E só. O problema é que a maior parte das análises de ATs (fóruns, newsletters, etc.) que conheço acha que as divergências irão sempre se resolver na direção dos indicadores. Os indicadores devem confirmar os preços e não o contrário. Curiosamente esse é uma idéia popular não só no Brasil e se constitui em uma falha grave de concepção desse tipo de ferramenta.

(continua em outro post)

PS. Folks, dêem uma força na votação. É totalmente anônima.

Markets by Fact Finder

Nenhum comentário: