Plus500

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Volatilidade e o scalper

"Hoje consegui uma rentabilidade incrível ! Apenas operando no intraday… daytrade… meu trading system é infalível. Comprei nos fundos e vendi nos topos. Veja as setas do gráfico abaixo… Adoro essa volatilidade toda… e o melhor é que vou dormir sem nenhuma posição em aberto !!! "

Não é raro encontrarmos esse tipo de comentário nos diversos fóruns e blogs do mercado, depois de um dia como o de hoje. O mercado, principalmente o americano, voltou a mostrar uma volatilidade voraz. Basta ver o gráfico de 1 mínuto do Dow Jones abaixo.

DJI

Dow Jones - Gráf. 1 minuto

Antes que os daytraders comecem a entupir minha caixa postal com ofensas e insultos, deixem eu explicar minha forma de encarar o assunto.

Não dúvido que muitos scalpers consigam ótimos ganhos com o mercado na atual situação (eu mesmo conheço alguns… "poucos" :) ). É verdade, a volatilidade alta é o melhor dos mundos para este tipo de trader. Mas infelizmente, nem todos conseguem reunir as aptidões necessárias para esse tipo de operação.

trader Confesso que já tive a possibilidade de arriscar (e perder…) um bom dinheiro neste tipo de trade e não obtive sucesso. A necessidade de agir com rapidez fugiu um pouco das minhas características. Gosto de me debruçar no objeto do meu estudo, trabalho ou investimento. E o daytrader/scalper exige raciocínio e ação praticamente instantâneos.

Além disso, a questão do manejo de risco e a expectativa positiva me preocupam neste tipo de operação. Segundo estudos estatísticos, a única forma deste tipo de trading superar, em termos de rentabilidade, uma estratégia de mais longo prazo é através de uma abordagem quantitativa. Ou seja, quanto mais o trader operar maior será a expectativa positiva da estratégia. E mais… a quantidade de trades deve ser inversamente proporcional ao time frame utilizado nas operações. Quanto menor for o espaço de tempo que o scalper permanecer posicionado mais trades ele precisará fazer para alcançar uma expectativa positiva vantajosa (isso considerando a média das operações).

Portanto, concluindo, avalie bem suas operações de curto prazo. Se você não consegue, ou não pode, operar exaustivamente no mercado todos os dias, reveja seu horizonte de investimentos. Sua carteira agradecerá !

CHR Investor

Nenhum comentário: