Plus500

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Sustentabilidade Empresarial

Dando continuidade ao artigo sobre governança corporativa, queria abordar agora a nova coqueluche do mercado não só brasileiro como mundial: a preocupação com a sustentabilidade empresarial.

sustentabilidadeÉ inegável que o planeta vem passando por mudanças climáticas expressivas e o mundo empresarial, como não podia deixar de ser, também sofrerá as consequências. A exposição crescente na mídia dos problemas inerentes a saúde do planeta, está formando uma nova geração de indivíduos ( e porque não dizer de investidores ) mais conscientes quanto ao seu papel nesse cenário. Já é possível perceber uma exigência maior para que as empresas tenham um comportamento responsável do ponto de vista sócio-ambiental.

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) foi criado a cerca de dois anos pela Bovespa, visando se tornar marca de referência para o investimento socialmente responsável e também indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro. Até o final do mês de Setembro, as empresas interessadas em ingressar no índice, precisam responder a um questionário de 150 perguntas sobre temas relacionados a meio-ambiente, governança, sociedade e compromissos com o desenvolvimento sustentável. Atualmente o ISE é composto por 32 companhias, mas depois do questionário esse número com certeza deverá subir.

Mas o tema ainda não é prioridade para muitas empresas. O Novo Mercado possui atualmente 80 empresas, mas destas apenas 10% delas participam do ISE. O que é de se estranhar, afinal de contas essas empresas por estarem listadas no Novo Mercado, possuem uma gestão com boa governança nas questões societárias e administrativas, ou seja teoricamente mais responsáveis socialmente.

Talvez seja apenas uma questão de tempo. Os especialistas são unânimes em afirmar que governança e sustentabilidade devem andar juntas, pois são complementares. Chegam inclusive a afirmar que as companhias precisam focar seus esforços na “triple bottom line” :...

Leia mais: CHR Investor

Nenhum comentário: