Não para os leitores desse blog.
Conforme abordado aqui há alguns dias atrás, os resultados desse trimestre da Petrobrás seguiram o rumo percebido em outras empresas do setor.
Está cada vez mais evidente que os crescentes custos enfrentados pelo setor petrolífero estão sendo responsáveis por diminuir as margens de lucro dessas empresas.
E perceba que nem a valorização de mais de 40% do petróleo esse ano está sendo capaz de acompanhar a inflação dos custos operacionais no setor.
Esse novo campo descoberto pela Petrobrás que se supõe, contenha entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo leve (API 28), é uma surpresa deveras positiva, mas tenham certeza de que mesmo com o petróleo a 100 dólares ele não pode ser comercialmente viável, frente ao alto custo exigido para captar o óleo na profundidade de 6 a 8 mil metros e numa região de solo bastante difícil de ser penetrado.
Me lembro que situação semelhante ocorre no Canadá, em alguns tar sands, que são reservas encontradas em terreno de uma espécie de areia betuminosa, onde o custo de extração do petroléo não é viável com o barril custando menos que 150 dólares.
segunda-feira, 12 de novembro de 2007
Resultado menor da Petrobrás foi surpresa?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário