É meia-noite em São Paulo, onze da manhã da segunda-feira em Tóquio. Enquanto muitos brasileiros dormem, os investidores japoneses já começaram a operar há quase três horas. E a ordem, lá, é vender ações. O índice Nikkey, o mais importante do mercado japonês, está em queda de 1%, a 16 362 pontos.
As notícias do fim de semana não foram boas. No domingo, Charles "Chuck" Prince, presidente do Citigroup pediu demissão após o banco apresentar prejuízos e registrar uma baixa contábil que pode chegar a 18 bilhões de dólares. O estilo de crescimento de Prince, com muitas aquisições e alavancagem causaram prejuízos e custaram-lhe o cargo.
Prince não é ó primeiro. Stan O'Neal, presidente da corretora americana Merrill Lynch perdeu o cargo após a empresa ter anunciado uma baixa contábil de 8,4 bilhões de dólares. Peter Wuffli, O presidente do UBS, maior banco suíço, também perdeu o emprego em julho, além de outros executivos, devido aos gigantescos prejuízos. Essas notícias deverão afetar o mercado brasileiro nesta segunda-feira.
O dia promete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário