Plus500

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Investimentos em 2008 - Você está pronto para investir?

Depois de um ano em que as IPOs foram a febre para investidores e a despeito de muitas terem ficado abaixo do iBovespa - abaixo falo mais a respeito - e mesmo com blogs na área financeira, é possível afirmar que ainda há muito a trilhar para a educação financeira.

Para isso, vale lembrar algumas metas de investimento para 2008:ist2_3989334_calendar_2008

1. Ler mais sobre finanças (revistas, jornais e, evidentemente, sites na internet): compre e mantenha sob revisão constante aqueles artigos no estilo “Onde Investir em 2008″ (Aliás, estes também são excelentes para retrospectivas).

2. Questionar mais sobre as informações que se lê e ouve: o mercado financeiro é extremamente especializado. Ninguém sabe absolutamente tudo.

Um exemplo: o jornal Valor Econômico (o qual permite leitura da maioria de seus artigos somente ao assinante ) hoje no artigo “Perdas e danos” não menciona que o iBOV mede somente grandes empresas como Vale, Petrobrás e o Banco do Brasil e com devidos pesos no cálculo.

Portanto, a análise de performance entre as IPOs e o iBOV não demonstra grande nível de informação, quanto mais de performance deste portfolio.

3. Explore mais os conhecimentos de profissionais da área: Elabore uma lista, pois estes podem aumentar de forma exponencial o modo crítico de se entender o mercado. Seu gerente de banco deveria estar nas primeiras posições.

4. Separe dinheiro para investir (seja em fundos, ações e afins) ou para fazer um curso em finanças: Pesquise e estude antes de tomar uma decisão.

Assim você mesmo será capaz de responder se está pronto para investir em 2008.

Mais em Mercado & Malagueta

Nenhum comentário: