Plus500

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

PIBB - Você conhece esse papel?

PAPÉIS DO ÍNDICE BRASIL BOVESPA

Comecei a estudar esse ativo depois de uma sugestão da Vi0linha. Obrigado por me apresentá-lo, princesa Léa!!

PIBB não é exatamente uma ação, mas é negociado diretamente na Bovespa (código PIBB11), e pode ser comprado através do seu homebroker como se fosse uma ação.

Os PIBBs (Papéis de Índice Brasil Bovespa) são quotas do fundo PIBB Fundo de Índice Brasil - 50 - Brasil Tracker, o primeiro fundo de investimento em índice de mercado, regulado pela Instrução 359 de 22 de janeiro de 2002 da Comissão de Valores Mobiliários - CVM.

Trata-se na prática de um fundo de ações que emula o índice IBrX-50. Quer dizer que ao investir em PIBB você está investindo indiretamente nas ações que compõe o IBrX-50, que vem consistemente batendo o Ibovespa. Ou seja, é um fundo bem diversificado, e que compreende as 50 melhores ações da Bovespa, só tem filé.

A cada revisão da composição do IBrX-50, o fundo elimina as ações de baixo desempenho e as substitui por ativos melhores, tudo isso de forma automática.

Se você quer diversificar em vários papéis mas não tem dinheiro para fazê-lo ou se quer investir nas melhores empresas da Bovespa, mas não tem grandes capacidades em Análise Fundamentalista, os papéis PIBB podem ser uma ótima opção.

Desvantagens
Ao meu ver, o PIBB tem algumas desvantagens:

1 - a liquidez não é tão grande quanto uma ação top de linha;
2 - você não recebe dividendos diretamente. Ao auferir dividendos das ações que compõe o fundo, estes são automaticamente reinvestidos em mais ações componentes do índice.

Métodos para investir no PIBB
Você pode comprar PIBB diretamente no seu home broker (com o código PIBB11) ou pode investir indiretamente através de fundos de bancos.

Se você só pode investir pouco por mês, os fundos de banco são a melhor opção. O PIBB do Banco do Brasil aceita investimentos a partir de R$ 200,00 apenas e cobra 1,5% a.a. de taxa de administração.

Se você pretende aportar um volume maior, pode economizar a taxa de administração do banco e obter uma renda ligeiramente maior investindo diretamente pelo home broker. Assim como ações, podem ser negociados no fracionário, alugadas, dá pra colocar ordens de stop etc.

Podcasts do Mauro Halfeld sobre o PIBB:

Fundo PIBB rendeu 228% em pouco mais de três anos
Fundo PIBB continua disponível e com a menor taxa de administração do mundo
O que é melhor: investir o 13º salário em PIBB ou títulos do Tesouro Nacional?

Mais em Mensalinho

Nenhum comentário: