Foi uma pergunta levantada pelo professor Shikida no De Gustibus que motivou este post. O professor Shikida perguntou o seguinte:
Se o mercado funciona, como dizem os economistas austríacos (os “heterodoxos” que acho mais consistentes), por que o modelo de Roger Garrison não está disseminado na literatura?
A idéia e a seguinte: os economistas austríacos argumentam que o mercado é capaz de decidir qual é o melhor em tudo. O consumidor é soberano e escolhe, através do ato de comprar ou de se abster de comprar, quem é a firma mais competente, qual é o produto de melhor qualidade ou qual é o trabalhador mais competente. No mercado de idéias isto também deveria ser válido, ou seja, das várias idéias que competem umas com as outras, o “consumidor” escolhe a que lhe fornece a melhor explicação sobre um determinado assunto. Essa idéia pode ser contestada, é claro, por novas idéias ou idéias velhas, mas colocadas de uma forma mais moderna e aperfeiçoada. Já sabemos que não existem respostas definitivas para quase nada no mundo.
Continua em Rabiscos Econômicos
Se o mercado funciona, como dizem os economistas austríacos (os “heterodoxos” que acho mais consistentes), por que o modelo de Roger Garrison não está disseminado na literatura?
A idéia e a seguinte: os economistas austríacos argumentam que o mercado é capaz de decidir qual é o melhor em tudo. O consumidor é soberano e escolhe, através do ato de comprar ou de se abster de comprar, quem é a firma mais competente, qual é o produto de melhor qualidade ou qual é o trabalhador mais competente. No mercado de idéias isto também deveria ser válido, ou seja, das várias idéias que competem umas com as outras, o “consumidor” escolhe a que lhe fornece a melhor explicação sobre um determinado assunto. Essa idéia pode ser contestada, é claro, por novas idéias ou idéias velhas, mas colocadas de uma forma mais moderna e aperfeiçoada. Já sabemos que não existem respostas definitivas para quase nada no mundo.
Continua em Rabiscos Econômicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário