Plus500

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Sobre operar nas 2 pontas!

Eu não vou me fazer de santo!

Nem sou médico (o mais louco de todos) para operar no corpo dos outros. Mas eu acho que o investidor que só trabalha na compra é o mais doido de todos: esta subida prolongada ajudou a criar os "filhos da alta". Isso acostuma mal!

Se o mercado sobe e desce (ultimamente mais sobe!) o que se faz quando a tendência inverte?

- fica na torcida para voltar a subir?
- zera tudo e espera outra chance de comprar?
- habitua a ser espectador do mercado?
- vai fazendo preço médio para baixo?
- aprende a trabalhar na ponta de venda?

Uma exceção a isso é o cara muito estudioso que consegue "pescar" algumas oportunidades na contra-tendência, ou possui informações privilegiadas.

Se dependesse apenas do talento - que acredito ser característica dos gestores dos melhores fundos (Verde, Geração Futuro, etc...) - as performances nas baixas seriam sempre positivas. Por que não são?

No caso do HG Verde, os caras são mestres em operações multimercados, usam o câmbio, juros, e até devem explorar a volatilidade, acho eu!

Mas operar "manco" (capenga), só na ponta de compra, é muito bom para os corretores.

Não estou sugerindo que novatos se atirem aos leões. Mas tenho certeza absoluta que amplia bastante os horizontes de qq investidor na renda variável. Os que acreditam que dá para sobreviver operando apenas na compra é pq nunca viram um mercado em queda de verdade.

E tomara que nunca vejam!!!

Continua em Seagull Trading

Nenhum comentário: