Plus500

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Spread

por Marcelo Vaz

A diferença entre a maior oferta de compra (procura) e a menor oferta de venda (oferta) se chama spread.

O spread sozinho não serve como indicador, mas algumas observações podem ser extraídas do spread.

1 - Grandes spreads geralmente são encontrados em papéis com pouca liquidez, ou seja, papéis que tem poucos negócios diariamente.
Isso é fácil de se explicar, pois tem pouca gente comprando e pouca gente vendendo, é normal que compradores e vendedores finquem o pé em suas ofertas até que alguém resolva acatá-las.

Já em papeis de maior volume, sempre que o spread começa aumentar, surgirá um comprador ou vendedor interessado em aumentar ou diminuir sua oferta de compra ou venda, reduzindo novamente o spread.

Vamos ver alguns exemplos:

Grande spread = pouca liquidez

Se a casa está numa região isolada, ou seja, com pouca liquidez, é provável que o vendedor fixe um preço de venda alto, e por não terem muitos compradores interessados, receberá poucas ofertas de compra, a maioria bem abaixo do que deseja, e terá que esperar bem mais para conseguir efetuar a venda.

Já se é um apartamento num condomínio bem situado, é provável que o vendedor tenha que mudar o preço constantemente, assim como provavelmente receberá mais ofertas e bem mais próximas do seu objetivo, em função da concorrência com outros apartamentos à venda e de vários compradores interessados.

2 - Spread CRESCENTE geralmente é um sinal de indecisão. Importante considerar a palavra crescente, ou seja, spread maior que o normal para um papel, é sinal de indecisão.
Seguindo a mesma lógica anterior, se o spread de um papel de grande volume começa a aumentar e não aparece nenhum comprador ou vendedor interessado em aumentar ou diminuir sua oferta de compra ou venda é porque um clima de insegurança começou a surgir.

Spread crescente = indecisão

Se as ofertas de compra e de venda para o apartamento que estava a venda no condomínio começam a ficar muito diferentes, significa que compradores e vendedores já não tem mais a mesma visão do imóvel, seja uma visão de valorização ou de desvalorização.

3 - Grandes spreads são sinal de alta volatilidade. Essa é bem simples: se tenho uma diferença muito grande entre oferta de compra e oferta de venda, significa que qualquer negócio efetuado pode empurrar o papel muito para cima ou muito para baixo, o que numa visão de proteção de riscos não é muito aconselhável.

Sobre a quantidade de ofertas de compra e de venda, se tem mais gente querendo comprar do que vender, a tendência é que o papel comece a subir, e vice-versa, mas CUIDADO pois esse jogo pode virar muito, muito rápido.

Conexão Dinheiro

Nenhum comentário: