Plus500

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Economia brasileira: duas boas e uma ruim

Contas públicas

O Banco Central divulgou hoje os dados das contas públicas do ano passado e, como sempre, têm notícias boas e outras nem tanto. Mas todas se enquadram na categoria "nunca antes na história dessse país".

O superávit primário do ano passado foi o maior da série histórica que começa em 1991 ou R$ 101 bilhões, informou o diretor do BC, Altamir Lopes.

O déficit de dezembro foi o pior da história desde o começo da série. Foi de R$ 11 bilhões.

O déficit nominal foi o menor da série desde que começou a ser contabilizado, deu 2,2% do PIB

O que explica uma coisa, explica a outra. O governo no ano passado teve uma arrecadação muito maior do que ele previa e isso elevou muito o superávit, mesmo com todo o gasto do começo do ano passado que fez muita gente prever o pior. Em dezembro, constatando que estava acumulando um superavit maior do que o necessário o governo gastou bastante. Normalmente dezembro dá déficit, mas este acabou sendo o maior já visto. Como os juros cairam o déficit nominal caiu.

Quando o déficit ou superávit é primário está se descontando o que o governo gastou com juros. Quando conta também o gasto financeiro, então a conta passa a ser nominal. Os juros caíram, a conta financeira caiu e o superávit primário foi alto. Noves fora o fim a CPMF que só vai bater nas contas de 2008, o Brasil fechou a conta final no vermelho, como em todos os anos, mas um vermelho menor: 2,2% do PIB.

Miriam Leitão.com

Nenhum comentário: