Plus500

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Expectativa positiva

É muito comum encontrarmos investidores/traders que buscam um trading system que consiga obter um grande percentual de operações vencedoras. Mas se esquecem que mensurar o tamanho dos ganhos/perdas é tão importante quanto conseguir um número maior de trades vencedores.

Entende-se como expectativa positiva, obter um rendimento líquido superior as perdas líquidas. É possivel exemplificar essa definição através de uma formula:

Expectativa = (PW x AW) - (PL x AL)

PW (Probability of a Winning) - Probabilidade de ganhar AW (Average Win) - Média (em valor) dos ganhos PL (Probability of a Losing trade) - Probabilidade de perder AL (Average Loss) - Média (em valor) das perdas

Por exemplo, vamos supor que tenhamos em um recipiente 60 bolas pretas e 40 bolas vermelhas. Toda vez, que sortearmos uma bola preta ganhamos 1 real, e perdemos 1 real se a bola for a vermelha. Jogando isso na formula, teriamos:

Expectativa = (0,6 x 1) - (0,4 x 1)= 0,6-0,4 = 0,2
.
Ou seja, podemos auferir, depois de múltiplas tentativas, em média, 20 centavos para cada real apostado. Sem dúvida, um retorno interessante.

Mais em
CHR Investor

Nenhum comentário: