Plus500

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O aumento da arrecadação

Com o aumento substancial da arrecadação, é possível que todos os cortes planejados no começo do ano sejam suspensos. Mesmo assim, o governo vai continuar na retranca, segundo me informou ontem o Ministro do Planejamento Paulo Bernardo. O senador Francisco Dornelles constatou que a arrecadação poderá ser igual ao projetado, mesmo sem a CPMF. Mesmo assim, o governo não vai abrir o cofre por enquanto.

Segundo Bernardo, vai permanecer o contingenciamento até que se tenha mais segurança sobre os dados de arrecadação este ano. Na escala de prioridades, Lula definiu que a primeira é a Saúde. Por isso mesmo, o PAC da Saúde deverá ser retomado em breve. Depois o PAC Educação e as negociações com servidores. O governo já havia realizado uma renegociação que foi suspensa e Agora, será retomada.

Bernardo não vê nenhum risco de não se garantir o superávit fiscal. No ano passado, a meta foi de 3,8%. Acabou sendo de 4,22% por que alguns investimentos do PAC acabaram não sendo realizados. Este ano, com o PAC andando em ritmo mais acelerado, a idéia é ficar nos 3,8% de superávit primário. Em relação aos gastos, a única mudança deverá ser nos prazos, que terão que ser refeitos, em função da nova previsão de receita.



enviada por Luis Nassif

Nenhum comentário: