Plus500

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O Brasil precisa recuperar a credibilidade

Ainda sobre a carne brasileira na Europa: o melhor que o governo pode fazer é elaborar com extremo cuidado e muita precisão a tal lista de 300 fazendas habilitadas a exportar carne bovina in natura para os países da União Européia.

Produtores reclamam que 300 é muito pouco, quase nada diante do tamanho da produção brasileira e do mercado europeu. Mas o objetivo agora deve ser restaurar a credibilidade da certificação e das listas brasileiras, desmoralizadas por relações anteriores que continham erros e fraudes.

Assim, uma boa lista com 300 fazendas seria apenas um começo. Restabelecido o comércio, refeita a confiança na capacidade de controle das autoridades e produtores brasileiros, o Ministério da Agricultura poderia ir pouco a pouco ampliando a lista.

Os europeus não definiram o número de 300 fazendas como final. Conforme foram informados por técnicos brasileiros, 300 é o número de estabelecimentos que podem ser credenciados no curto prazo, até 25 de fevereiro, quando voltam ao Brasil os veterinários e sanitaristas europeus para mais uma checagem.

O ponto é o seguinte: a despeito das resistência dos fazendeiros irlandeses, os mais barulhentos e que temem a concorrência, os europeus querem importar a carne brasileira, em geral reconhecida como boa e de preço competitivo. Se a gente fizer a coisa certa, o mercado se abre.

A propósito, em minha coluna de hoje no Estadão, relato as confusões feitas pelos brasileiros nesse episódio. Também no site www.sardenberg.com.br, seção Política Econômica.

Nenhum comentário: