Plus500

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

O primeiro impacto?

Naquele que parece ser o primeiro sinal de que a tal "blindagem" brasileira à crise é um mero mito, a empresa do setor de telefonia Siemens anunciou ontem a intenção de encerrar atividades na fábrica que mantém em Curitiba. Desde o começo da crise, em Agosto passado, esse é o primeiro anúncio de corte de postos de emprego que atinge diretamente o Brasil.

De acordo com o comunicado oficial da Siemens, a intenção é vender ou fechar a planta que hoje emprega 470 funcionários diretos na capital paranaense. O plano de downsizing prevê a redução total de 6.800 postos de trabalho em todo o mundo (na reportagem da Folha eles mencionam 3.800, mas no Marketwach o número está correto), sendo dois mil na Alemanha, terra de origem da empresa.

Embora tenham anunciado a decisão com um caráter de "mudança de foco nas atividades", não há dúvidas de que a empresa não promoveria mudanças tão radicais caso o modelo atual continuasse plenamente lucrativo.

Há um excesso de produção (overcapacity) em praticamente todos os setores da economia. Com o boom promovido através da inflação de crédito nos últimos anos, as empresas tiveram excelentes resultados e altíssimos lucros enquanto houve capacidade de compra (através do endividamento).

O que a Siemens parece estar demonstrando, nesse momento, é que talvez esses tempos tenham ficado, momentaneamente, para trás. É esperar para ver, pois o fechamento de postos de trabalho tem potencial para deixar a situação econômica ainda mais complicada.

Postado em Cinco pesos de dois quilos

Nenhum comentário: