Plus500

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

A respeito do aprendizado...

No Mercado de Capitais, quando o assunto é Análise Técnica - área de estudos cuja grande proporção de pessoas deposita inicialmente seus sonhos - existe uma boa série de transições no aprendizado, e muitas vezes demoramos a realmente compreender.

Eu devo ter tido um primeiro contato real com isso tudo em meados de 2003, quando um amigo chamou para discutir a respeito de algorítmos e técnicas computadorizadas para operar Opções (a velha história de querer ficar milionário em 3 simples passos), voltando a mexer com o Mercado de Ações por volta de 2006, quando trabalhei por mais de 1 ano em uma famosa Corretora de Valores, basicamente lidando com FIX e partes do Home Broker. Naquela época pude acompanhar mais de perto o funcionamento do mercado, além de ter lido uma quantidade de livros e artigos. Sai da corretora, fiquei afastado do mercado por uns meses, e por volta do segundo semestre de 2007 retornei os estudos, tendo desde então acompanhado quase que diariamente o mercado de ações.

Porém, a apenas poucos dias atrás - após um desastrado trade (outro?) - é que muitas das coisas que eu havia até então lido começaram a fazer sentido. Quais delas em específico não interessam muito agora, porém uma em especial foi após assistir a apresentação online do Leandro & Stormer Trading, intitulada Análise em Camadas. No material, onde é apresentado uma sequência de passos (camadas) para encontrar pontos de entrada em ativos / identificar potenciais trades utilizando Análise Técnica clássica e sucinta, a seguinte passagem abriu-me enormemente os olhos:

“Você nunca saberá exatamente o que irá acontecer. O máximo que podemos conseguir é uma boa dose de indícios sobre o próximo passo do mercado, e agir de acordo.”
Continua em Trading Diaries

Nenhum comentário: