Plus500

sábado, 1 de março de 2008

Mestrado no exterior I: escolhendo os centros

Aplicar pra um mestrado no exterior é resultado de grande reflexão. De fato não existem razões óbvias para ir cursar o mestrado fora quando temos ótimo programas aqui no Brasil. Vários centros colocam seus alunos bem em doutorados e no mercado de trabalho. No entanto, podem existir motivos pessoais que o levem a querer ir pra fora, como foi o meu caso. A prova da Anpec, apesar de ser um método transparente de seleção, é, na minha opinião, uma tortura. Estudei freneticamente até agosto do ano passado, quando cheguei a um ponto que estava me detonado não só intelectualmente como pessoalmente também. Resolvi abandonar a prova e, por uma série de outros motivos, tentar fazer o mestrado em outro país.

Se você já pensou bem, descartou a opção da Anpec e está decidido a tentar ir pra fora fazer o mestrado, a primeira coisa a se fazer é pesquisar para quais universidades aplicar. Eu comecei fazendo uma lista preliminar de uns vinte centros para os quais eu gostaria de ir, sendo que para isso me baseei em três principais fontes: (1) conversas que tive com professores, (2) rankings de departamentos e (3) pesquisas na internet/conhecimentos próprios. Sobre as conversas não tenho muito o que adicionar, mas posso afirmar que elas são importantes para ter referências sobre os departamentos para qual se aplica.

Continua com a lista preliminar de opções para mestrado no exterior
em Rabiscos Economicos

Nenhum comentário: