Plus500

terça-feira, 4 de março de 2008

Por que caem os lucros da Petrobras e do BB?

É uma coincidência que chama a atenção: as duas maiores instituições estatais brasileiras, Petrobras e Banco do Brasil, registraram resultados bem piores do que as companhias privadas em 2007.

Ontem, saiu o lucro da Petrobras, uma queda de 17% em relação a 2006. Queda até maior do que esperavam os analistas mais pessimistas e isso em um ano no qual as companhias de petróleo realizaram lucros sensacionais.

Há uma semana, o Banco do Brasil divulgava seu balanço de 2007, também com uma queda nos lucros de 16,3%. E isso em um ano muito bom para o sistema financeiro, no qual os bancos privados bateram recordes de alta.

Diretores das duas estatais apresentaram explicações técnicas, mas está claro que falta uma discussão mais esclarecedora. Por exemplo, a Petrobras inclui a valorização do dólar como um das causas da queda dos lucros. Verdade. Mas o mesmo fenômeno não impediu que a Vale, até com mais operações externas, apresentasse lucro extraordinário.

Outra coincidência: Petrobras e Banco do Brasil relataram gastos pesados com fundos de pensão, planos de benefícios aos funcionários e salários.

A diretoria da Petrobras disse que os acionistas não têm do que reclamar porque o valor de mercado da companhia quase dobrou no ano passado, para R$ 430 bilhões. Valor de mercado se mede pelo valor das ações negociadas em Bolsa de Valores. E isso depende também, e muito, da valorização geral do mercado, que dá carona a quase todas as companhias. E aqui a valorização do real ajuda.

Enfim, o fato é que as duas grandes instituições estatais performaram (como se diz no mercado) bem abaixo do mercado.

Leia mais no Blog do Sardenberg

Nenhum comentário: