Plus500

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Já ouviu falar em OBV? Não?? Sem problemas, saiba agora do que se trata....

Prezados,
Muitos que começaram a operar ações se depararam com uma sopa de letrinhas típica do mercado, IFR, TH, e por aí vai...OBV nada mais é do que a abreviação de On Balance Volume, que é um indicador baseado na acumulação do Volume em Quantidade de Papel.
O cálculo deste indicador é bem simples, se a variação do período é positiva o OBV soma o volume do período ao total, se a variação for negativa o OBV diminui o volume do período do total e se a variação for igual a zero o OBV não muda.
Para que serve?
Como este indicador é uma medida de volume, quando ele sobe podemos dizer que os compradores estão mais fortes, por isso há a tendência de o preço continuar subindo, já quando ele cai os vendedores estão mais fortes, por isso há a tendência de queda no preço.
Como usar o OBV?
Para captar estas tendências de forma simples, uma das técnicas é aplicar o conceito de Suporte e Resistência, para o gráfico deste indicador. Como resultado, teremos linhas de tendência de alta do OBV que, se rompidas para baixo, darão um sinal de venda e teremos linhas de tendência de baixa que, quando rompidas para cima, darão um sinal de compra.

Este é um conceito surpreendentemente simples e muito eficaz.

Nenhum comentário: