Plus500

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Brasil e Argentina: uma moeda, dois destinos

Existe um país no planeta Terra onde o dólar dispara, e o governo tem que vender dólares para segurar a cotação da moeda nacional: a Argentina.

Aliás Brasil e Argentina caminham em sentidos contrários. Confiram nos gráficos abaixo: no Brasil, o dólar despencou; na Argentina, ele disparou. No Brasil, o Banco Central compra dólares, o Tesouro compra dólares, e eles vão fazer um fundo para comprar dólares. Tudo para segurar a pobre da moeda americana que se desfaz por aqui. Lá, o BC está tentando segurar o peso, como nos velhos tempos das crises dos anos 90.

A Argentina está na contramão. Lá, a inflação subiu, o governo manipulou o índice, e agora ninguém sabe qual é o real valor do peso. Por isso corre para o dólar. O governo fala em pacote antiinflacionário, e o povo argentino logo lembra do calote em que só não perdeu quem tinha dólar debaixo do colchão. Quem tinha dólar no banco, perdeu. Gatos argentinos escaldados têm medo de tudo.

Brasil e Argentina, vizinhos e sócios no Mercosul, estão vivendo realidades opostas. Com todos os nossos problemas por aqui, nós estamos em situação bem melhor.

Miriam Leitão

Nenhum comentário: