Plus500

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Brasil deveria ter investido em ferrovias

O Brasil perde muito deixando o transporte ferroviário de lado. Os números são impressionantes e mostram também que o Brasil fez uma escolha errada, está sozinho no mundo. Países de grande extensão territorial têm grandes malhas de trem, para transporte de passageiro e carga. É normal. Assim, são os Estados Unidos, China, Rússia, Canadá, Índia. O Brasil está sozinho neste grupo dos grandes, por ter escolhido as rodovias.

O professor de logística Paulo Fleury me disse que o Brasil transporta R$ 100 bilhões por ano por caminhões. O prejuízo por esta opção de concentrar o transporte de carga em caminhões é de 10%. Ao todo, R$ 10 bilhões por ano são perdidos.

As estradas mal conservadas atrasam o transporte, e esses caminhões na cidade pioram o trânsito. Eles mesmos se atrasam ainda mais. O transporte de passageiros por trem tem sido deixado de lado, tanto entre as cidades e estados, quanto dentro das cidades. O ônibus sempre foi a escolha dos governantes.

Em São Paulo, capital, os ônibus transportam por dia nove milhões de passageiros. O Brasil tem feito escolhas insensatas no transporte e no trânsito. Isto custa caro ao Brasil.

Nenhum comentário: