Plus500

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Câmbio e a economia valadarense

Cristiano Costa escreveu sobre como a queda na taxa de câmbio afetaria a economia valadarense.
Sou oriundo de lá e posso falar algumas coisas sobre o assunto. No ano passado, com a crise de mortgage nos EUA, a indústria de construção civil local sentiu imediatamente. Os preços dos imóveis começaram a cair (não tenho os dados...estou aguardado a FAGV - Faculdade de Administração de Governador Valadares - me enviar), e muitas construções pararam.
Tenho amigos no comércio, e ouvi muitos comentários sobre a queda dos mesmos. Alguns me falaram em 20%, outros em 30%.
Entretanto, o setor agropecuário da cidade melhorou bastante. O preço do leite subiu, posso afirmar que a procura por ordenhadeira mecânica também, além do preço da carne. Os produtores rural estão contente com a economia da cidade, mas os comerciantes e a construção civil não.
Por que isso?Eu arriscaria em afirmar que é a "elasticidade-dólar(renda)". O setor de construção civil e o comércio tem alta elasticidade-renda, enquanto o agropecuário não. Ou seja, quando o dólar cai, o comércio e a construção civil sentem imediatamente o impacto desta queda, pois grande parte do dinheiro que financia esses setores são oriundos do exterior. Já a agropecuária não sente tanto o impacto das variações do dólar, pois a demanda por leite e carne, por exemplo, não depende tanto do dólar.
E aí, o que vocês acham?

Nenhum comentário: