Plus500

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Put On Your Thinking Cap, Dear Reader

A maioria das pessoas hoje tem pouco tempo de fazer conjeturas e reflexões sobre que se lê por aí. Uma pena.
Analisemos partes de um artigo - dentre os 5 mais lidos - postado ontem no Infomoney: Passagem por 71 mil pontos é crucial para Ibovespa seguir em busca de recordes.
"...Pela ótica da análise técnica, uma vez rompida a região superior deste canal formado, o caminho fica aberto para a chegada aos 73.800 pontos. No outro extremo, o mercado está sujeito a um movimento corretivo "saudável", como definem os analistas consultados pela InfoMoney..."
A expressão "correção saudável" é um dos maiores nonsenses do mercado. Só é saudável para quem está de fora. Diz-se que é saudável apenas porque geralmente throwbacks freqüentes expulsam os weak-hands ("mãos fracas").
A possível explicação para o jargão é que investidores se sentem desconfortáveis com correções expressivas depois de rallies de grande magnitude.
"...Abaixo dos 68 mil pontos o índice tem espaço para realização "normal e saudável" até os 66 mil pontos, sem comprometer a tendência de alta sinalizada pelo gráfico semanal..."
É verdade que prossegue a tendência de alta no semanal nesse caso. Mas sob uma perspectiva do daily chart uma retração de 100% do breakout - pós-concessão do IG - seria algo preocupante. E um reteste dos 66k ensejaria - na minha filosofia de investimento - apenas uma operação no espaço de tempo de swing trading, p. ex. O problema é que há muito downside até que a tendência de alta no chart semanal seja ameaçada...

Nenhum comentário: