Plus500

terça-feira, 13 de maio de 2008

Fazer pacote é mais fácil do que encarar problemas

Os exportadores serão os grandes beneficiados pelo pacote industrial do governo. O setor de produção de software, por exemplo, terá o custo trabalhista reduzido. Mas a idéia do governo é mal elaborada.
O custo só será reduzido a partir do momento em que a empresa começar a exportar produtos. Vamos supor que ela comece pequena, passe a crescer e aumentar o quadro de funcionários. Durante todo esse período, ela estará sozinha. O incentivo virá apenas a partir do momento em que ela vender produtos para fora.
Quando estiver crescendo, a empresa pagará o imposto normal. Quando exportar, terá abatimento. Se exportar muito, o abatimento será maior. Se vender para o mercado interno, será punida pagando mais impostos. São medidas esquisitas.
O governo parte do princípio de que as exportações que puxam a economia. Mas temos problemas conjunturais mais graves: gargalos de infra-estrutura, pesadas cargas tributárias, trabalhadores mal qualificados. É mais fácil para o governo anunciar um pacote de privilégios para alguns setores do que encarar nossos problemas verdadeiros de frente. Ouçam aqui na CBN.

Miriam Leitão

Nenhum comentário: