Plus500

terça-feira, 13 de maio de 2008

Governo cobra impostos de todos e dá subsídios a alguns

O Wall Street Journal traz uma matéria ótima hoje falando sobre o Brasil (leiam aqui, em inglês). Diz que o país está conseguindo acompanhar o ritmo de China, Rússia e Índia, apesar de estarmos crescendo menos. Cita as nossas conquistas democráticas como uma vantagem. A grande desvantagem, segundo a reportagem, é a nossa educação. Estamos muito abaixo do nível desses três países.
Investir de forma uniforme em educação seria muito mais eficiente para a economia do que fazer investimentos setoriais, como anunciou ontem o governo na nova política industrial. Enquanto a indústria de software vai receber benefícios para exportar, os setores que estão vendendo para o mercado interno continuarão pagando caro. A indústria automobilística, por exemplo, vai crescer muito este ano por causa do consumo aqui de dentro, mas deve exportar pouco. Isso significa que a empresa que se voltar ao mercado interno será prejudicada com mais impostos.
O governo deveria reduzir o custo trabalhista de todos os seguimentos. A União recolhe impostos de todo mundo e devolve em forma de subsídios para alguns poucos. Essa é a política do governo Lula desde o começo. Ouçam aqui na CBN o meu comentário com o Sardenberg.

Nenhum comentário: