Plus500

sexta-feira, 9 de maio de 2008

O lado bom da alta nos preços do petróleo

Uma reportagem da CNN Money tenta mostrar o lado positivo da alta do petróleo. Como alguns especialistas já disseram aqui ao blog, os preços mais elevados tornam mais atrativos os investimentos para a exploração do óleo em águas profundas e também estimulam o desenvolvimento de estudos em energias alternativas. (leia aqui a reportagem).
A reportagem entrevistou o diretor do Centro de Energia e Estudos Ambientais da Universidade de Boston, Robert Kaufmann. Ele diz que a alta dos preços é um sinal do mercado à sociedade de que algo está errado com a relação demanda e oferta. Isso que dizer que além de aumentar a produção, também é preciso estimular a redução do consumo.
- Eu acredito que o mercado está agindo. Ele força às pessoas a mudarem de comportamento e isso precisa ser feito - defendeu Joseph Stanislaw, da Deloitte & Touche consultoria.
Ontem, analistas da Goldman Sachs previram que o preço do barril pode chegar a US$ 200 num período de seis a 24 meses. Por aqui, o governo até estabeleceu um aumento para a gasolina e para o diesel na semana passada. Porém, ele continua com uma política de expansão do consumo, subsidiando a gasolina ao cortar uma parte da Cide. Por enquanto, pode ser até que funcione essa saída, mas com o petróleo seguindo na mesma trajetória, vai ser difícil segurar novos aumentos.

Nenhum comentário: