Plus500

quinta-feira, 15 de maio de 2008

STS update

Atualizando o Seagull Trading System para o índice futuro:

Como venho explicando nas respostas aos emails, e dúvidas dos amigos que perguntam aqui nos comentários, o STS é exposto de uma forma simples, que vise facilitar sua leitura e compreensão. Não se trata de um ATS (sistema automatizado) exigindo portanto um estreito acompanhamento do mercado para aproveitar seus inputs e transformá-lo em ordens executáveis.
O gráfico de 15 minutos vem sendo utilizado por ser mais conservativo, evitando entradas precipitadas que nos levem a pagar "stops" desnecessários. Contudo, não estamos falando de análise quantitativa (embora envolva alguns aspectos), redes neurais ou algorítmos de qualquer espécie. É uma técnica fundamentada na observação para tomadas de decisão com boas possibilidades de êxito.
Mas sem haver disciplina, gestão de capital e controle de risco, nenhum método oferecerá resultado. A "esperança positiva" deve ser vista em contraponto aos que operam por feelings. Não é um caso de "cara ou coroa" com 50% de chances para cada lado. Seguindo com rigidez, e podendo executar os sinais em tempo, os resultados tendem a ser potencializados pelo elevado índice de acertos.
Então vamos lá: ontem ocorreu um sinal de venda aos 70.900 pontos. Ao fechamento o INDFUT estava em 70.500 (chegando a ser negociado por 70.200). O alvo do movimento estava bem abaixo, o que nos indicava a manutenção da posição - mesmo sabendo do risco de uma abertura em GAP no dia seguinte.
Para quem opera exclusivamente no daytrade, a venda deve ter sido encerrada nestes níveis, o que proporcionou entre 400 e 700 pontos de ganho. Aqueles, como eu, que dormiram posicionados, foram estopados imediatamente nos primeiros negócios do dia de hoje (seguindo a aplicação dos trailling stops). Mesmo assim o lucro existiu, e até para quem "acreditou" em um violino, a saída aos 71k era mandatória.
Daí em diante, o sistema virou a mão e mudou para compra aos 71.200, e segue dentro até uma outra indicação conclusiva de enfraquecimento ou fim da "pernada de alta". Para os que ficaram pelo daytrade, o fechamento aos 72.500 ofereceu 1.300 pontos de ganho, mas o sinal de compra permanece ligado!
Uma observação importante: vejam que durante a subida, houve um momento de hesitação após o indice atingir o topo anterior em 71.800, ele ainda voltou até a faixa de 71.400. Isto não foi suficiente para encerrar o trade, pois além das médias se manterem distantes, a média rápida não fez "bico", e nem foi perdida a LTA. Assim, quem não teve disciplina para seguir o TS, ou foi mais afoito, pode ter sido vítima da famosa "mão-fraca".
E mesmo não devendo menosprezar o pequeno lucro, a melhor parte ficou para depois, quando o movimento embalou de verdade. Que este exemplo sirva de lição e fique provado que emoções e técnica não devem ser misturados.

Amanhã tem mais! ^v^

Seagull Trading

Nenhum comentário: