Plus500

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Timing de Mercado e os Profetas do Passado

O Timing de Mercado sempre parece simples quando se olha para trás. Depois do fato acontecido, sempre encontramos sinais óbvios de reversão dos mercados: mercados em alta sucedendo mercados em baixa, e vice-versa.
Assim, em 2001, teve gente que, olhando para 1999, se lamentou do fato de não ter pulado fora quando o mercado atingiu seu auge no final daquele ano. Na época, no entanto, os sinais não eram tão assim evidentes. Havia analistas que argumentavam que o mercado estava supervalorizado e que havia indicadores que apoiavam esse ponto de vista. No entanto, havia outros tantos analistas (senão mais) que apostavam na alta do mercado e que trabalhavam com modelos que suportavam esta suposição. Evidenciando assim a grande importância de estratégias consistentes e estatisticamente viáveis.
Na prática, quase nunca há consenso entre os investidores sobre se os mercados chegaram ao fundo do poço ou ao pico no momento que isso ocorre. Um fato interessante é que o otimismo quanto ao futuro é maior exatamente quando os mercados atingem o seu pico e que o humor do mercado piora no momento em que os mercados estão prestes a se recuperar.
Para termos sucesso com o timing, não podemos esperar que o mercado chegue ao fundo do poço para comprar, ou que atinja o seu pico para vender. Se o fizermos, corremos o risco de perder o famoso timing de mercado.
Irei explorar o timing mais profundamente em um outro tópico, e você, já perdeu uma oportunidade, comprando um ativo no auge do preço ?

Nenhum comentário: