Plus500

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Você conhece o Heikin Ashi?




Até parece alguma sessão de massagem japonesa, ou uma arte marcial, mas não, não é. Bom, eis uma explicação do que é e para que serve esse tipo de candle. O tal do Heikin Ashi (que certamente não foi inventado pelo Chuck Norris) é um,.. digamos assim, facilitador. Como assim, facilitador? Ele, devido a sua fórmula de cálculo ser diferente dos tradicionais candlesticks (OHLC - Abertura, Máxima, Mínima, Fechamento), apresenta de forma mais limpa e clara a tendência de um ativo, plotando no gráfico sinais mais certos para entrada e saída em um ativo.

Mas qual é a diferença entre o candlestick tradicional e o Heikin Sei Lá?Como o texto supracitado, a única diferença é o cálculo:

xClose = (Open+High+Low+Close)/4
xOpen = [Open(barra anterior) + Close(barra anterior)]/2
xHigh = Máximo(High, xOpen, xClose)
xLow = Mínimo(Low, xOpen, xClose)E visualmente? Qual é a diferença?Na minha opinião, HAshi facilita interpretar a tendência e não perder oportunidades para compra e venda no trade. Para entender melhor... só vendo a imagem mesmo: (veja figuras acima)
A diferença é explícita e muito mais fácil de se trabalhar, ignorando assim, certos ruídos que te confundem em um daytrade.Há também, certas figuras que indicam um sinais para a tendência:

Velas verdes - Indicam uma tendência positiva.
Velas verdes sem sombra inferior - Indicam uma tendência positiva forte. No início são um potencial ponto de compra, e enquanto duram deve-se deixar correr os lucros;
Velas vermelhas - Indicam uma tendência negativa.
Velas vermelhas sem sobra superior - Indicam uma tendência negativa forte. No início são um potencial ponto de venda, e enquanto duram devem-se deixar correr os lucros de posições curtas;
Uma vela pequena com sombra superior e inferior grande face à vela - possível inversão de tendência, embora por vezes ocorram no meio de trends fortes, pelo que necessita de confirmação. Sinalizam incerteza.
Várias velas pequenas com sombras superiores e inferiores - Consolidação.
Enjoy!

Nenhum comentário: