Plus500

quarta-feira, 25 de junho de 2008

BC: crédito à pessoa física já mostra acomodação

O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes, afirmou hoje que há uma tendência de desaceleração no ritmo de crescimento do crédito para pessoa física, quando se excluem as operações de leasing. Ele lembra que o segmento vinha registrando ritmo de expansão superior a 3% ao mês, mas em maio o crescimento foi de 1,4% e em junho, até o último dia 12, a elevação era de 1,3%. "Há uma clara acomodação no crédito à pessoa física, especialmente no crédito pessoal", disse Altamir.

"Por outro lado, há uma elevação no crédito pessoa jurídica, que tem como característica captação de grandes empresas. Nós observamos um crescimento muito forte em maio nas operações de capital de giro", acrescentou o chefe do Depec, destacando que esse movimento está relacionado a uma mudança de perfil de captação de recursos pelas empresas, que estão utilizando menos o mercado de capitais e mais o sistema bancário para se financiar.

Em maio, o crédito para pessoa jurídica cresceu 3,3% e em junho, até o dia 12, a expansão do saldo de empréstimos nesse segmento estava em 3,5%. Os dados parciais de junho mostram que o volume total de crédito até o último dia 12 teve alta de 2,5%.

Investidor Informado


Nenhum comentário: