Plus500

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Fluxo das 10 Mais

Queria apresentar para vocês um estudo que elaborei sobre o comportamento do investidor estrangeiro.

Como muitos já sabem, eu periodicamente publico aqui no blog como se comporta o fluxo dos investidores estrangeiros na Bovespa e na BMF. Desta vez, resolvi esmiuçar um pouco mais esta questão.

Antes de mais nada selecionei as 10 principais corretoras gringas que operam na Bovespa. São elas: Citibank, Credit,Ubs , Finabank, Griffo, JP Morgan, Merril Lynch, Santander, Deutsche e Morgan Stanley. Em seguida, usando uma combinação de plataformas, identifiquei a movimentação financeira destes players.

Na planilha, que você pode fazer o download abaixo, eu apresento duas tabelas que ilustram o saldo financeiro dos estrangeiros em cada uma das ações que compõem o IBX100, nas três primeiras semanas de Junho. Na primeira tabela, as ações estão divididas por ordem alfabética e na segunda por ordem de valor.

A intenção deste estudo é tentar identificar de maneira mais precisa como é alocado o capital estrangeiro na nossa bolsa. Afinal de contas, conforme já foi mostrado em um artigo publicado aqui no blog, os estrangeiros ainda mandam no Ibov. Sabendo em que ativo eles preferem investir, talvez consigamos ter mais êxito nas nossas operações

Sugiro que todos examinem a planilha juntamente com o desempenho das ações e se possível comentem o que acharam.

Para fazer o download da planilha clique aqui .

Completando o estudo, segue na imagem abaixo o fechamento de hoje:

fluxo

Ainda não elaborei nenhuma estratégia em cima das informações aqui contidas, mas confesso que a princípio estou bastante empolgado com a análise.

Continuarei acompanhando e postanto aqui para vocês.


ChrInvestor

Nenhum comentário: