Plus500

terça-feira, 17 de junho de 2008

IBOV e VALE5 - Será uma reversão?

Nesta segunda-feira (16) o Ibovespa fechou em leve alta de 0,12% após ter finalmente testado o suporte em 66.528 pontos, proporcionado pelo antigo topo histórico. Além deste suporte houve também o teste da média móvel de 65 dias.

A formação do candle do dia foi a de um Doji, que representa um padrão de reversão dos candles, mas que precisa de uma confirmação. Um fechamento acima de 67.617 pontos, máxima desta segunda, sinalizará um provável movimento de alta no IBOV. Os indicadores OBV (on balance volume) e o Histograma MACD sinalizam uma reversão do atual movimento de baixa.

Por outro lado, um fechamento abaixo de 66.430 pontos, mínima desta segunda, sinalizará a continuidade do movimento de baixa.

VALE5

A ação preferencial da Vale também terminou o dia (16) sinalizando uma provável reversão do movimento de baixa. A formação do candle do dia também é a de um Doji, após uma queda em torno de 22% em 20 dias de pregão. Uma abertura no próximo pregão (17) acima do fechamento desta segunda poderá ser um forte indício de confirmação deste padrão de reversão.

Os indicadores IFR (Índice de Força Relativa) e o Histograma MACD desta ação apóiam um provável movimento de alta neste ativo. Resistência no gap de baixa em $49,72 e em seguida na média móvel exponencial de 13 dias, em torno dos $50,00.

Vamos acompanhar de perto o próximo pregão. Até breve!

Dalton Vieira

Nenhum comentário: