Plus500

terça-feira, 17 de junho de 2008

InBev reitera oferta por fabricante da Budweiser

O fabricante de cerveja belgo-brasileiro InBev reiterou neste domingo (15) sua oferta de compra ao concorrente Anheuser-Busch e advertiu que uma aliança alternativa pode alterar essa oferta, se o grupo americano buscar um resgate defensivo com o mexicano Grupo Modelo.

A InBev enviou uma mensagem à diretoria da americana Anheuser-Busch, "depois de ler matérias na imprensa que sugeriam que [a Anheuser-Busch] sondou o Grupo Modelo, visando a uma aproximação possível", informou a companhia em um comunicadio.

"Depois de ter estudado minuciosamente os benefícios da nossa oferta, estamos profundamente convencidos de que nenhuma outra transação alternativa que decida poderá criar tanto valor para os acionistas", diz o documento, destacando que "estamos convencidos de que seus acionistas chegarão às mesmas conclusões".

A InBev insistiu em que sua oferta representa 35% a mais do que a média da empresa americana antes dos boatos de resgate, e que o preço de US$ 65 por ação (chegando a US$ 46 bilhões) foi proposto "tendo como base os ativos, tendo como base a atividade e tendo como base a estrutura de capital atual" da Anheuser-Busch.

Na semana passada o diário americano "The Wall Street Journal" ("WSJ") informou que a Anheuser-Busch entrou em negociações preliminares com o Grupo Modelo (que fabrica a cerveja Corona) sobre uma eventual união das duas empresas, como forma de fazer oposição à oferta não-solicitada feita pela InBev.

Segundo o "WSJ" a Anheuser-Busch procurou o executivo-chefe do Grupo Modelo, Carlos Fernandez (que também é um dos diretores da empresa americana), nas últimas semanas, depois do surgimento de rumores de que a InBev faria uma oferta de compra.

O executivo-chefe da InBev, Carlos Brito, disse, também na semana passada, estar "muito animado" com a combinação com a AB e que a união entre ambas as empresas é o "próximo passo natural" na evolução de acordos de parceria iniciados entre ambas há 28 anos.

A AB já possui uma participação de quase 50% no Grupo Modelo. Caso adquira o restante da empresa, a AB se tornaria cara demais para ser comprada pela InBev, diz o diário americano.

Folha
Investidor Informado

Nenhum comentário: