Plus500

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Linhas de Tendência de Alta e de Baixa

Para traçar uma Linha de Tendência de Alta (LTA) em um gráfico do preço de uma ação precisamos unir dois ou mais pontos inferiores dos pivôs: assim, une-se preços mínimos ou fundos.

Para traçar uma Linha de Tendência de Baixa (LTB), une-se dois ou mais pontos superiores dos pivôs: assim, une-se preços máximos ou topos.

Quanto mais pontos melhor. Dois pontos apenas podem até ser discutíveis e levar a interpretações erradas.

Acima você vê um gráfico em que se traçou uma linha de tendência de alta. Notou como ela une 3 fundos?

A linha de tendência de baixa, por sua vez, une os topos.

Uma linha de tendência pode ser mais ou menos importante de acordo com alguns fatores:

  • Periodicidade: linhas de tendência traçadas em gráficos de periodicidade maior são mais determinantes. Uma linha de tendência no gráfico semanal pode ser mais significativa do que uma traçada no diário
  • Tempo: quanto mais longo o período de uma linha de tendência, mais válida. Aquela linha de tendência que se mantém durante dois anos é mais importante do que aquela que se mantém durante dois meses e terá maior importância qualquer acontecimento em seu entorno no gráfico.
  • Pontos: quanto mais pontos tocam a linha de tendência mais válidada ela é. Ligar dois pontos com uma única linha qualquer um consegue. Ligar três com uma única linha pode ser coincidência. Ligar quatro ou mais… aí estamos falando de algo sério.
  • Inclinação: quanto mais inclinada uma linha de tendência, maior a força de um determinado grupo em determinado momento. Bem inclinada para cima, compradores fortes. Bem inclinada para baixo, vendedores fortes.
  • Volume: se o volume de negócios aumenta quando os preços se movem na direção da linha de tendência, ela é confirmada.
Um investidor iniciante na bolsa

Nenhum comentário: