Plus500

terça-feira, 10 de junho de 2008

Por causa dos juros baixos

Um ponto importante a destacar: o forte crescimento do PIB no primeiro trimestre deste ano reflete, ainda, a redução da taxa básica de juros.

A partir de setembro de 2005, o Banco Central reduziu os juros em todas as suas reuniões, durante dois anos, trazendo a taxa de 19,75% para 11,25%.

Ao mesmo tempo, dada a estabilidade macroeconômica, foi crescendo a oferta de crédito aos consumidores e às empresas– e crescendo na base de 30% ao ano. Esses fatores combinados levaram à aceleração da economia, com a expansão dos investimentos e do consumo das famílias.

Os juros de 11,25% foram os mais baixos da era do Real. Ficaram nesse nível por oito meses, de setembro de 2007 a abril último, quando voltaram a subir. Portanto, o PIB do primeiro trimestre ainda reflete as boas condições do ano anterior.

Com as empresas produzindo e vendendo mais, com as pessoas ganhando e consumindo mais, todas pagaram mais impostos, que incide sobre toda a atividade no Brasil.

Com mais dinheiro, os governos (federal, estaduais e municipais) ampliaram seus gastos.

O aquecimento geral levou à alta da inflação, verificada claramente neste ano.

Essa é a história recente do Brasil. E que está mudando: o BC está elevando os juros e deve levar a uma desaceleração de investimentos e consumo das famílias.

Se tudo der certo, a economia cresce um pouco menos e a inflação cede, mas isso só no final deste ano, início de 2009.

Estará bom assim.

Carlos Alberto Sardenberg

Nenhum comentário: