Plus500

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Vale na agricultura


A Vale decidiu — não exatamente atendendo a pedidos do presidente, mas a uma enorme demanda internacional — aumentar sua participação no mercado de fertilizantes; e, para tanto, já está conversando com a Petrobras. Na reunião de segunda-feira, esses insumos foram citados como um dos responsáveis pela alta dos alimentos. De qualquer forma, alguma mudança mais substantiva só tem chances de acontecer em 2010, quando ficar pronta uma planta da mineradora brasileira no Peru.

Vale e Petrobras vêm conversando não é desta semana. Ambas produzem matéria-prima para fertilizante e se deram conta de que, se o mundo está comendo mais, é preciso aumentar a produtividade das terras, ou seja, é necessário adubo. Nesse quadro, a Vale não descarta, até mesmo, passar a fazer o produto final.

O preço dos fertilizantes tem explodido no mundo. Dobrou no ano passado e, este ano, para algumas culturas, também já dobrou. Um dos principais problemas está justamente na escassez de matéria-prima, como potássio e fosfatados.

Porém, pensar numa solução no curto prazo para os fertilizantes baseada na ajuda da Vale e da Petrobras é inútil. Hoje o Brasil importa 67% do que consome. A Vale tem uma mina em Sergipe que produz 850 mil toneladas de potássio por ano e uma maior, com 3,9 milhões de toneladas de fosfato, no Peru. Mas essa planta só fica pronta em 2010.

— O que decidimos agora foi acelerar a expansão em Sergipe e estamos verificando a possibilidade de minas que não estavam sendo usadas. E se der para acelerar a obra no Peru, vamos acelerar. Tem também a mina de Neuquen, na Argentina — diz Tito Martins, diretor-executivo da Vale.

A estimativa da própria empresa é de que, em 2012, a demanda por fertilizantes no país estará 25% maior. Um aumento da sua participação poderia ajudar um pouco, mas não por agora.

— A mina da Vale abastece 8% do mercado brasileiro. Mesmo que ela dobrasse a produção, ainda teremos que importar muito — comenta André Pessoa, da Agroconsult.

No curto prazo, André só vê uma alternativa para tentar diminuir o preço dos fertilizantes: uma redução nas tarifas de frete e no ICMS.

Paralelo a isso, ontem, a Vale anunciou uma oferta de US$ 15 bilhões em ações e desmentiu uma possível compra internacional. Mas o mercado não acreditou. Em dois dias, o papel mais negociado no Brasil caiu 5,7%.

Miriam Leitão

Nenhum comentário: