Quando falamos que o preços está reprimido é na refinaria da Petrobras. Com imposto, 14% EUA. Na bomba, 50% do preço na bomba no Brasil. É igual energia elétrica no Brasil. Se eu aumentar a gasolina, 4,5% do IPCA, se a Petrobras aumenta na refinaria, o preço final sobe. O que aconteceu em abril deste ano, em vez de aumentar a gasolina, em vez de aumentar isso, abriu mão do imposto.
A política de reduzir o imposto para segurar o preço da gasolina, na refinaria e para o consumidor, realmente ajuda a controlar a inflação, já que a gasolina responde por 4,5% do IPCA. Mas então, por que não é bom? A resposta, de acordo com o consultor Adriano Pires, é porque alguém tem que pagar por isso e, quem paga em primeiro lugar é o pobre.
- Quando o governo corta impostos, arrecada menos e tem menos dinheiro para investir em educação e saúde - explica.
Por outro lado, o acionista da Petrobras também é prejudicado, já que a empresa arrecada menos e todos os seus preços de produção sobem, em um momento em que ela precisa investir mais para produzir mais. Isso prejudica seus resultados e a remuneração de quem investiu dinheiro na empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário