Plus500

domingo, 30 de setembro de 2007

Teoria dos Jogos

A teoria dos jogos é uma teoria matemática sobre conflito e colaboração, de situações nas quais se pode favorecer ou contrariar um ao outro,ou ambos ao mesmo tempo. Para alguns jogos, a teoria pode indicar uma "solução" para o jogo, isto é, a melhor maneira a proceder para cada pessoa envolvida. No entanto, na maioria dos jogos que descrevem problemas reais, ela só nos fornece uma visão geral da situação, descartando algumas "jogadas" que não levarão a bons resultados.

Existem inúmeras outras situações que podem ser tratadas como jogos, no sentido mais amplo dado por John von Newmann, considerado o criador da teoria dos jogos: uma situação definida por interesses competitivos, em que cada um procura maximizar seus ganhos. Nesta descrição se encaixam as táticas de guerra, especulação em mercados financeiros, a política nacional e internacional, os problemas econômicos e até mesmo a evolução biológica, que tem fatores facilmente quantificáveis; especificamente, a seleção natural leva os seres vivos a um comportamento que otimiza seu sucesso reprodutivo; calculando a descendência, pode-se medir esse sucesso em números.

Os resultados da teoria dos jogos tanto podem ser aplicados a simples jogos de entretenimento (pôquer, xadrez, damas, entre outros), como a aspectos significativos da vida em sociedade. Um exemplo deste último tipo de aplicação é o Dilema do Prisioneiro, popularizado pelo matemático Albert W. Tucker, que tem muitas aplicações no estudo da cooperação entre indivíduos.

Continua em Statistical Trading

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente post! É tão raro ver textos bem escritos sobre teoria dos jogos na net... Parabéns!!!
Se me permitir, deixe eu registrar o link do meu blog, que trata do mesmo assunto:
http://raulmarinhog.wordpress.com/