Nassif,
Como professora do ensino médio da rede pública, posso te dizer, que todas estas mundanças chegam como um turbilhão, infelizmente nem todos os profissionais estão preparados, e as mudanças que seriam boas para processo educacional não chegam de forma clara, levando muitas vezes a uma distorção do que se realmente pretende.
Um ponto que você assinalou é extremamente importante, que o desempenho escolar "pode" depender do entorno, da situação social do aluno.Para se ser ter um idéia, num escala de preocupação familiar de 0 a 5, a educação dos filhos, muitas vezes fica em 5º lugar (tenho certeza de que muitas pais não gostariam que fosse assim, mas infelizmente por sobrevivencia fazem esta opção). Isto não impede, que muitos de nossos alunos, cheguem a UNESP, USP e começam a enxergar no PROUNI a oprtunidade, mas é um número muito pequeno.
De tudo isto, mais angustiante é defrontar com uma massa de alunos que chega ao ensino médio sem condições básicas, muitas vezes, de leitura....junte o entorno social, professores nem sempre preparados a própria escola, as mudanças.. parece que estamos num ilha é angustiante ter na minhas mãos um jovem que passou por 8 anos de um processo educacional, que tem apenas o "minimo" de conhecimento quando deveria ter o "máximo", muitos nos recuperamos, outros ficam.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário