Plus500

domingo, 23 de dezembro de 2007

Os ingressos do Oriente


As maiores firmas de investimento americanas estão sendo salvas de seus problemas hipotecários por generosas infusões de recursos orientais. Fundos da China, de Cingapura, Taiwan, Dubai, Abu-Dhabi e da Arábia Saudita estão aproveitando suas generosas sobras de caixa e estão comprando participações bilionárias nesses bancos, que precisam desesperadamente de capital. Isso vem dando sustentação ao mercado acionário internacional e suavizando as perdas das ações nas últimas semanas.

O exemplo mais recente é o da corretora e banco de investimentos Merrill Lynch, que anunciou uma baixa contábil de 8,4 bilhões de dólares em ativos lastreados por empréstimos hipotecários no dia 24 de outubro passado, notícia que custou o emprego do presidente Stan O’Neal. Segundo analistas, a Merrill poderá ter de anunciar uma baixa contábil de mais 8,6 bilhões de dólares referente ao quarto trimestre.

A Merrill deverá receber 5 bilhões de dólares do fundo Temasek Holdings, gerido pelo governo de Cingapura. O fundo foi criado em 1974 para administrar os ativos financeiros estatais e hoje possui cerca de 100 bilhões de dólares em ativos. Fundos como o Temasek estão aproveitando a crise para comprar bancos americanos mais baratos.

Continua em Blog do Investidor

Nenhum comentário: