Plus500

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Bovespa no topo do mundo


Brasileira sobe 9,08% em dólar no ano, a maior alta entre as bolsas internacionais

A Bolsa de Valores de São Paulo subiu, este ano, em dólar, 9,08%, o maior percentual entre os mercados do mundo. A alta de preços das commodities e a expectativa de que o país possa obter, em breve, o grau de investimento foram decisivos no desempenho. Outro levantamento, do Morgan Stanley, mostra que a bolsa brasileira está bem à frente das de todos os outros emergentes. O dólar ontem fechou a R$ 1,672, com queda de 0,71%.

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) está cada vez mais descolada dos mercados de ações do mundo. No ano, enquanto o principal indicador da bolsa brasileira, o Ibovespa, sobe 2,52%, o principal do mercado americano, o Dow Jones, cai 4,30% e o índice das empresas de tecnologia Nasdaq perde 11,25%, segundo dados da Bloomberg. Convertido para dólares, o Ibovespa tem uma vantagem ainda maior: sobe 9,08% no período, com a queda mundial e ininterrupta do dólar, a maior valorização entre todas as bolsas mundiais.

A diferença só tem feito aumentar desde o início do mês, tendo-se intensificado na semana passada, com a notícia de que o Brasil passou a credor externo. A conseqüência foi a expectativa de investidores pela chegada do chamado grau de investimento - a nota das agências de classificação de risco que permitirá ao país receber mais recursos estrangeiros. A bolsa brasileira tem chegado a ignorar as quedas nos mercados americanos em alguns dias.

Continua

Nenhum comentário: