Plus500

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Miolos!!!!

Nesse grande jogo de poker que virou o manejo da economia por parte dos bancos centrais, Ben Bernanke anunciou outro dia que tinha uma boa mão. A hora não era muito propícia, apenas o flop havia sido aberto. Mas como ele já demonstrou outras vezes que é o típico jogador afobado, não agüentou a pressão e disse: "O Federal Reserve resistirá com firmeza à ameaça de inflação".

Par de Ases! Auf!

O mercado respondeu à sua maneira.

Primeiro, as chances de uma alta nos juros foram identificadas nos contratos de opções da Federal Funds Rate como reais. Contudo, os dias se passaram e todos passaram a considerar a afirmação como um simples blefe:

Opções no mercado futuro da taxa de juros do FED

Porém, nem todos estão se divertindo com esse jogo. No espaço de um mês ficou claro que alguns investidores parecem determinados a forçar Bernanke a jogar sério. O rendimento nas notas do Tesouro Americano de dois anos é prova clara. Há um mês atrás, seu yield anual era de 2,40%. Hoje fecharam em 2,83%.

A fala de Bernanke, mencionada no primeiro parágrafo, parece ter sido direcionada a esses financiadores do déficit americano que compram os títulos da dívida. Bernie deve ter percebido que eles estão descontentes com o fato de aquele que era para ser um investimento garantido tornou-se uma garantia de confisco, afinal o rendimento atual das notas no Tesouro Americano não cobre nem a taxa de inflação oficial.

Se taxas mais altas devem acalmar os bondholders, por outro lado, para os bancos serão um pesadelo terrível. Isso porque boa parte dos seus resultados derivam de tomar emprestado nos prazos mais curtos para depois passar adiante nos prazos mais longos e assim lucrar com a diferença nas taxas.

Continua em Cinco Pesos de Dois Quilos

Nenhum comentário: