Plus500

terça-feira, 1 de julho de 2008

Dinheiro e o silencioso som da disciplina

Quanto é ser muito rico?Marta comenta: “Navarro, li alguns livros indicados aqui e muitos dos artigos que escreve. Percebo sempre a forte ênfase à necessidade de disciplina e planejamento, atividades que, segundo seus textos, são fundamentais para que haja poder de investimento e futuro. Será que pode dar alguns exemplos mais tangíveis de disciplina financeira[bb] e quais seus reais diferenciais? Muito obrigada.”

Resumir o poder da disciplina é um desafio e tanto para alguém tão novo como eu. Vamos lá, que tal encarar a disciplina como o algo mais capaz de nos manter na rota determinada, ainda que “excelentes oportunidades” ou percalços apareçam durante a trajetória? A afirmação soa textual, abstrata demais? Continue lendo, por favor.

Que fator é essencial para que uma pessoa pare de fumar? Força de vontade? Perceba que ao traçar o objetivo, a caminhada até ele passa a ser um reflexo de nossas atitudes e decisões, o que implica grande dose de, advinhe, disciplina. Não se assuste com a “fumaça” levantada aqui com o cigarro, afinal usar o exemplo-padrão facilita a compreensão da idéia e torna simples a ponte necessária para o aspecto financeiro.

Onde começar?
No objetivo. Ah, claro, estamos no Dinheirama e portanto seu objetivo é ficar rico, atingir a incrível marca de um milhão de reais. Acertei? Bingo! Pois bem, o objetivo está traçado. O André, um velho conhecido, quer a mesma coisa. Quando pretende atingir o sonhado valor? Como chegar lá? A realidade é que não interessa quanto de dinheiro[bb] você tem hoje ou quanto poderá poupar e investir durante o ano. O ingrediente principal é, advinhe, a disciplina.


Continua em Dinheirama

Nenhum comentário: